Sexta-feira, 23 de Julho de 2010

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Técnica: Três maneiras de pedalar mais rápido

Bradley Wiggins uses O.Symetric's oval Harmonic chainrings in a bid to add power to his pedalling

Quando se trata de pedalar, uma questão é muitas vezes colocada: "A técnica faz diferença significativa no seu desempenho, ou é apenas" ou quanto mais difícil você pedalar, mais rápido você anda? "


Muitos atletas experientes salientam a importância da arte de pedalar. Pedalar no prato pedaleiro pequeno em treinos pode ajudar você a aprender a ter uma boa forma e se tornar extra suave e eficiente em cada pedalada. Mas essa não é a única maneira, a cadência aliada à tecnologia também podem ter um papel a desempenhar. Aqui irei descrever três formas que podem ajuda-lo a pedalar mais eficientemente.


Experimente pratos "ovalisados"

Os pratos ovais podem não ser uma nova invenção, mas nos dias de hoje estão se mostrando mais eficazes do que se mostraram no passado. Defendendo esta teoria incluímos o vencedor do Tour de França de 2008, Carlos Sastre e o inglês, Bradley Wiggins, que terminou em 4º lugar em 2009. Eles foram projetados para eliminar algo conhecido como o ponto morto quando você pedala.

Imagine que o prato é um relógio, com seus pedais nas posições de 12h00 e 06h00 Esta posição é conhecida como o ponto morto, onde é quase impossível criar muita força de pedalada. O projecto radical de coroas ovalisadas supostamente permite que você aplique mais potência ao longo do ponto morto e, portanto, produzir mais energia no fim de cada ciclo de pedalada.

Os dois principais intervenientes no mercado são a Rotor Q-Rings , usado por Sastre e O.Symetric Harmonic - a escolha de Wiggins. O corpo de prova para estes produtos não são profundos, mas o que existe é uma leitura irresistível.

Por exemplo, quando foram testados os pratos O.Symetric Harmonic de forma independente em 1993, num teste de estrada de 16 km sugeriu que o aumento do poder foi de 33 watts e 1.5km/h mais rápido, fazendo uma poupança de 45 segundos no total.

Rotor Q-Rings, um novo produto, foram testados mais recentemente, da Universidade de Valladolid, Espanha. O estudo a partir de 2006, realizado em ciclistas de elite Sub-23, comparando poder de sprint, potência em watts e resposta do lactato sanguíneo contra os subsequentes pratos padrão. O Q-Rings mostrou superior em todos os testes, um ganho de 12 watts de poder sustentado, 30 watts de potência de sprint e uma redução de 9% na concentração de lactato sanguíneo.

Então, por que não somos todos a usá-los? Bem, uma razão é que eles não vem como padrão quando você compra uma bicicleta, assim é uma despesa extra não essencial. Outra é que eles podem reduzir a qualidade de trocas de mudanças, como foi comprovado por Wiggins no último Campeonato Mundial, quando ele foi forçado a abandonar devido a problemas mecânicos.

Só porque eles melhoraram o desempenho no teste, será que garante que terei o mesmo crescente desempenho? Não, não é certo, mas se você está com vontade de espremer os últimos remanescentes "gramas" de desempenho, pode ser bem que valha a pena tentar.


Escolha a cadência certa

Escolher a cadência certa pode ajuda-lo a andar ainda mais rápido. A cadência é medida em rotações do pedal por minuto, e a melhor maneira de controla-a é com um computador de bicicleta que tenha uma função de cadência.

As pessoas pensam que uma cadência elevada (90/100rpm) deve ser a melhor maneira de pedalar, porque é o que os ciclistas profissionais como Lance Armstrong e Alberto Contador fazem. E se os profissionais fazem, todos nós devemos fazê-lo, certo? Bem, não necessariamente.

Um estudo do European Journal of Applied Physiology em 2004 sugere que a sua cadência de bicicleta ideal deverá variar consoante o quão duro você está pedalando. Em termos práticos, isto significa que a sua cadência em competição será mais elevada do que durante um treino fácil. Portanto, não há um ideal de cadência única, que todos devêssemos adoptar, é diferente para todos nós.

 

Mude sua técnica

Muitos treinadores e atletas de alto nível, recomendo que nós podemos impulsionar o nosso desempenho ao tentar pedalar suavemente. Eles ainda recomendam técnicas como "imagine que você está raspando seus pés de barro" na parte inferior de cada pedalada, ou "pensar em pedalar em círculos". Mas será que realmente funciona? Deveríamos concentrar-nos com a técnica de pedalada ou apenas concentrar todos os nossos esforços em pedalar cada vez com mais força?

Um estudo publicado na revista Medicina e Ciência no Desporto e Exercício de 2007 foi claro sobre se as técnicas que valem a pena o esforço. Os pesquisadores testaram oito ciclistas, utilizando técnicas, incluindo a pedalar em círculos, puxando para cima sobre o movimento ascendente e concentrando-se pedalando para baixo com força. O resultado foi que puxando o movimento ascendente foi o único método que demonstrou qualquer melhoria na eficiência mecânica. No entanto, os testes foram todos realizados em uma intensidade relativamente baixa, o que não demonstra as condições de competição.

 

Conclusão

Você pode potencialmente, melhorar seu desempenho na bicicleta mudando a maneira com que você pedala, mas estamos a falar apenas de ganhos marginais. Então, se tu fores um iniciante, é melhor se concentrar no treino constante, melhorando o seu equipamento e talvez conseguir algum treinador que te ajude a treinar. A técnica de pedalar deve ser um assunto para o fundo da sua lista de preocupações.

Mas se tu és um atleta experiente procurando fazer pequenas melhorias, poderias certamente gastar alguns segundos pensando sobre a maneira como tu pedalas. Por agora, parece que as duas melhores maneiras de fazer isso é se optimizar sua cadência e experimentar pratos ovalisados. Tu podes não vencer o Tour de France (ou até mesmo vir em quarto), mas poderia ser a melhoria de 10 segundos que tu precisas para triunfares numa prova competitiva.

Carlos Vitorino às 20:25
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