Segunda-feira, 9 de Agosto de 2010

- Kit Tubeless

Converter Jantes normais em Tubeless sem kit dispendiosos

 

Todos nós já passamos pela curiosidade de ver o preço dos kit´s de conversão para tubeless, mas ficamos sempre na dúvida se valerá o investimento (+/- 50€) já não falando nos pneus tubeless.

Deixo aqui uma dica para quem quiser fazer fitas por menos de 5€.

 

Material necessário:

2 camaras de ar para jante 20 ou 24 com pipo presta

Liquido anti-furo

2 o-rings

X-Acto

 

1ºPasso

Com a jante sem pneu, enches a câmara de ar até conseguires encaixar na jante, cuidado para não pores ar a mais.

Depois de encaixares o pipo, pões um o-ring que podes encontrar em qualquer drogaria, e enroscas a rosca que segura e faz pressão no pipo á jante. De seguida esvazias a câmara de ar, indo pouco a pouco se adaptar ao interior da jante. Se for de roda 20 irá fazer mais força e o resultado poderá ser melhor.

 

2º Passo

Agora com a câmara vazia, pegas no X-acto e cortas a câmara toda á volta na parte superior, abrindo posteriormente para os lados.

Agora que já está aberta colocas com jeito o pneu tubeless (tem de ser tubeless devido à sua estrutura de encaixe na jante). Este processo poderá ser difícil, porque alguns pneus têm as zonas de encaixe bastante rígidas não dando muita flexibilidade.

 

3º Passo

Depois de uma lateral encaixada, colocas o liquido anti-furos, para assegurares a perfeita aderência entre o pneu e a câmara de ar. Colocas a outra parte do pneu, e de seguida enches cuidadosamente através do pipo presta. Pode ser um processo que requer perícia e alguma paciência até ficar perfeito, mas depois de colado á câmara, não há nada que o descole, pois o liquido não só ajuda a estancar possíveis furos, como pode ajudar a estancar possíveis irregularidades entre a câmara de ar e o pneu. Para finalizar, com cuidado pegas no x-acto e cortas o excesso da camara de ar que sai para fora entre o pneu e a jante. Boas pedaladas

 

 

Tubeless Económico

 

Todo o ciclista sofre na pele, o incómodo que é mudar uma câmara de ar furada, a não ser que tenham umas rodas tubeless equipadas com uns pneus tubeless, e preenchidas com líquido vedante no interior, sem dúvida que é a melhor opção, mas também a mais cara, para todos aqueles que querem uma solução mais económica aqui vai um truque simples que pode evitar os tão indesejados furos.


Material necessário:
2 pneus, de arame; kevlar; ou tubeless
2 câmaras de ar
cola de contacto


1º passo:
Unta-se a parte de dentro do pneu com a cola de contacto, não sejas forreta, utiliza bastante cola em cada pneu, e espalha-a bem com a ajuda de uma espátula.
A cola vai servir de vedante, acrescentando assim uma camada extra de protecção contra todo tipo de furos, sem acrescentar praticamente nenhum peso extra à roda, por isso aconselho a utilizares mais de metade de um tubo de cola por cada pneu.

 

2ºpasso:
Depois de a cola ter secado um pouco, enche a câmara de ar e coloca-a dentro do pneu, de modo a que esta fique bem encaixada e colada.

 

3ºpasso:
Por último colocas o pneu na jante, enches a câmara de ar, e já está! O resultado é uma jante tubeless do mais económico que se pode arranjar. Se quiseres podes ainda acrescentar líquido selante no interior da câmara de ar, para que fique ainda mais infalível.

Carlos Vitorino às 14:43
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