Quinta-feira, 12 de Agosto de 2010

- Pressão dos pneus

PRESSÃO DOS PNEUS-CONHECE OS SEGREDOS PARA UMA CALIBRAGEM PERFEITA

 

Uma dúvida frequente entre ciclistas é a pressão correcta a usar nos pneus.
A pressão correcta não é um número fixo, imutável. A pressão correcta depende muito de alguns factores que devem ser levados em consideração. Em geral os pneus de ciclismo são calibrados entre 80 libras psi e 110 libras, podendo chegar a 130 libras em caso de competição em bom piso. No caso das bicicletas de montanha, a pressão pode variar desde 25 até 60 libras psi, dependendo do pneu. A pressão a ser usada nos pneus depende muito do peso do Bttista, do tipo de pneu, das condições atmosféricas, do piso e do uso que se vai fazer. O pneu dianteiro pode ser calibrado entre 15 a 20% menos que o traseiro para ajudar a amortecer as imperfeições do terreno e poupar os braços de impactos, especialmente no caso das bicicletas de ciclismo e das de BTT sem suspensão dianteira.


Considerações a ter na altura de escolher a pressão dos pneus.
• Quanto mais leve o ciclista menos pressão é necessária nos pneus;
• Quanto mais liso e perfeito o piso, maior pode ser a pressão;
• Menos pressão nos pneus significa mais atrito com o chão, portanto maior aderência;
• Maior pressão significa menos contacto com o chão, portanto menos aderência, e em contrapartida, maior velocidade da bicicleta;
• Quanto mais fino o pneu, mais pressão ele admite;
• Sob chuva um pneu com menor pressão terá maior aderência ao terreno.


A pressão correcta para os pneus da tua bicicleta vem da combinação dos factores acima descritos. O melhor é cada ciclista fazer testes com várias pressões e ver a que melhor se adapta ao seu estilo e à necessidade do momento. Aumenta ou diminui a pressão do pneu de 5 em 5 libras para teres parâmetros de comparação.
NOTA: pneus excessivamente vazios são mais propensos a furos e desgastam-se mais, e pneus excessivamente cheios transmitem mais impacto ao ciclista, em contrapartida tornam a bicicleta mais rápida em estrada.

Carlos Vitorino às 20:04
|

MENU

TRUQUES E DICAS

- Bebida Isotónica

- Preparar 1 aventura

- Anti-furo

- Pneus

- Pressão dos pneus

- Limpeza do Camelbak

- Afinar mudanças

- Kit Tubeless

- Desempenar rodas

- Furos

- Pedalar +++